Cia Imperial da Marmota

Karine Spurio - Atriz, Palhaça e Iluminadora
Foto: Javier Cencing (2017)
A Cia Imperial da Marmota é uma cia de solitude, é o caroço de criação da Palhaça Marmota Joaquina (Karine Spurio). Foi criada com o intuito de produzir meios de pesquisa, treinamento, criação e atuação na palhaçaria. Karine é Palhaça, Atriz e Iluminadora (atuando em diversas linguagens artísticas). É bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2007) e formada também pelo curso técnico de teatro da Escola Municipal de Teatro de Londrina - EMT (2005), dentro outros.
Possui uma vasta experiência como iluminadora no teatro e na cena musical paulista, como atriz realizou alguns trabalhos, entretanto, ina palhaçaria propriamente dita, iniciou recentemente (2016), participando de cursos regulares, oficinas e workshops com Paola Musatti, João Carlos Artigos, Dariña Robles, Bete Dorgam, Caco Mattos, entre outros. Aos poucos começou a desenvolver números solos com orientações de João Carlos Artigos e Caco Mattos, e, auto-direção. Atualmente integra o Trio Las Matronas, onde trabalha com as palhaças (Reginacelli Americano e Angela Americano). Karine tem se apresentado na cidade de São Paulo e, recentemente se apresentou no Festival Fescete, de Santos-SP, no Cabaré de Palhaças VIVA PAGU.
Palhaça Marmota Joaquina
"Marmota" era o nome que Karine Spurio costumava ouvir de sua mãe, quando inventava suas micagens na infância. Durante o processo de descoberta da sua palhaça, isso veio à tona. Entretanto, a memória trouxe outros nomes, dessa vez, nomes que ouvia de sua avó, que é de ascendência indígena: “Juruna” e “Jaguara”. Na dificuldade de eleger um nome que expressasse a personalidade de sua palhaça, e trouxesse essa memória emotiva e corporal, de quando era criança e fazia palhaçada para sua família, Karine juntou todos eles, inspirada pelo nome daquela Imperatriz do Brasil: Carlota Joaquina. Sendo assim, adotou: Marmota Joaquina Jaguara Juruna de Bourbon; e isto lhe trouxe um sentido maior para expressar e até mesmo compreender as impressões e sensações que possui sobre sua palhaça, que ainda está em processo de "individuação".
A nossa querida Marmotinha ainda não sabe muito bem o que dizer sobre si, na verdade, não fala muito, apenas consigo mesma, e se comunica com o mundo como pode. Mas, gosta muito de estar com as pessoas e ter a cumplicidade delas. Desconfia que vem de uma linhagem imperial, mas pode ser só invenção da sua cabeça; dizem que foi imperatriz, ou que poderia ter sido, mas não foi, ou que conhece alguém que foi, mas não deveria ter sido... não se sabe exatamente como essa sua história começou. Sua história de vida é meio bagunçada. O que se pode dizer é que tem um gosto muito requintado: gosta de limpar o ouvido com cotonete e de estalar os dedos, das mãos e dos pés. Gosta de limpeza, mas não com tanto afinco, canta não muito bem e dança feito uma pata!

Palhaça Marmota Joaquina Jaguara Juruna de Bourbon
Foto: Selfie (2018)
Tem amor pelos felinos. Gosta também de comer, de beber e de dormir, de dormir gosta bastante, inclusive, e está sempre com fome! É curiosa e meio tonta, um tanto atrapalhada, mas não é trouxa não, se vira bem pra buscar sua felicidade! O fato é que ela gosta mesmo é de estar junto de gente meio boba, meio tonta, essas pessoas que se unem em alguns locais meio bestas para ficar fazendo as bobagens que eles gostam de fazer. Se encanta pela coisas facilmente, se distrai, se confunde e se diverte consigo mesma, é uma mistura de jagunça com ursinho carinhoso. Já ouviu que possui a elegância de uma senhora chamada Dercy Gonçalves - isso é um baita elogio pra ela!
Karine Spurio